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Data:   29/04/2010
Título:   Pesquisas revelam vendas melhores para o comércio neste Dia das Mães
     
     
Resumo:
Segundo as federações do comércio, a maioria dos consumidores deve concentrar as compras para a data em artigos de vestuário e calçados. O gasto médio deve ficar em torno de R$ 50.
     
     
Texto Completo:

Os empresários do comércio estão otimistas com as vendas para o Dia das Mães deste ano, a segunda melhor data do ano para o setor após o Natal – pelo menos é o que mostram as pesquisas de intenção de consumo realizadas pelas federações estaduais do comércio filiadas à CNC. Segundo os resultados, a maioria dos entrevistados, em todo o País, pretende gastar, em média, R$ 50 para presentear as mães, e a preferência recai sobre itens de vestuário.

Em Santa Catarina, a pesquisa da Fecomercio abrangeu 1,9 mil consumidores, distribuídos em três regiões. Na Grande Florianópolis, as preferências são vestuário (27,8%) e calçados (13,0%). Em Joinville, 36,6% disseram que pretendem comprar presentes no ramo de vestuário, e 15% apostaram na compra de calçados. Já em Blumenau, as vendas do segmento de vestuário também devem ficar aquecidas (24,6%), seguidas de perfumarias e cosméticos, com 17,2%. O estudo revela a inteção de gasto de R$50 na Grande Florianópolis (39,5%) e em Joinville (42,2%). Em Blumenau, a intenção de gasto para a data está fixada entre R$51 e R$100, segundo 34,9% dos respondentes. Para o presidente da entidade, Bruno Breithaupt, a opção por presentes de custo menos elevado e o pagamento à vista são práticas comuns para evitar o endividamento. “O Dia das Mães continuará sendo uma excelente data para as vendas do comércio. No entanto, apesar da abertura de crédito no mercado e do quadro de confiança da economia, o consumidor se mostra mais comedido com os gastos”, afirma Breithaupt.

No Maranhão, segundo estimativa da Fecomércio-MA, as vendas devem subir cerca de 10%. Para o presidente da entidade, José Arteiro da Silva, a ampliação da oferta de crédito, a taxa de juros baixa, o aumento do salário mínimo e do nível de emprego são os responsáveis por gerar o clima de confiança entre os consumidores.

Já a Fecomércio do Ceará estima que o Dia das Mães deva atrair 58,52% dos consumidores de Fortaleza e movimentar cerca de R$ 115 milhões na capital. A estimativa de vendas é 15% superior à de 2009. A preferência dos consumidores está concentrada em oito principais produtos, que, juntos, respondem por 80,17% das intenções de compras – com destaque para artigos de vestuário (24,26%), perfumaria (18,57%) e calçados e bolsas (11,40%). O estudo da Fecomércio-CE revela ainda que 72,15% dos consumidores pretendem pagar suas compras à vista e 32,38%, com cartão de crédito.

Levantamento da Fecomércio de Minas Gerais mostra que 72% dos lojistas estão mais otimistas com o Dia das Mães deste ano. Do total, 43% estimam aumento nas vendas de 10% a 20%; outros 30,4% acreditam em crescimento de até 10%, e para 13,4% dos lojistas pesquisados, o acréscimo ficará entre 20% e 50%. A sondagem identificou que 30,7% dos empresários trabalham com uma expectativa de tíquete médio que varia entre R$ 50 e R$ 100. Para 19,7%, os gastos ficarão entre R$ 30 e R$ 50.

As expectativas da Fecomércio-RS para o Dia das Mães também são boas. Segundo avaliação da entidade, o varejo poderá ter uma elevação nas vendas entre 9% e 11%, quando comparado ao mês de maio de 2009. O grande volume nas vendas deve ficar mais concentrado em vestuário e calçados, com um espaço significativo para a comercialização de bens duráveis. Três fatores justificam estimativas tão positivas: a taxa de juros ao consumidor mais baixa; excelente quadro de confiança na economia; e a geração de empregos no país e no RS, que estão atingindo patamares históricos nesse ano.